O Coaching transpessoal entende o ser humano como um ser biopsicossocial e espiritual. Para isso trabalha com as 4 funções da consciência que são: Sensação, Sentimento, Pensamento/razão, Intuição.
Estímulo ao Eixo Experiencial p/ adentrar no Eixo Evolutivo
- Razão – Descrição do Fato
- Emoção – Sentimento que acompanha
- Intuição – Associações livres
- Sensação – Como o corpo se sente
Quando adentramos o nível avançado, trabalhamos a matriz em 4 dimensões que são:
- Corpo
- Mente
- Alma
- Sombra / Shadow
Estas 4 dimensões dispomos de ferramentas especificas para contribuir para o seu autoconhecimento a fim de gerar autoconsciência e integração, para a prática de uma vida mais integrada e consciente. Parte de uma jornada de individuação.
Corpo: Nosso cérebro para funcionar bem precisa com que o sangue circule. Para isso precisamos de um corpo saudável. A atenção as rotinas do corpo e sua manutenção a fim de garantir o bom funcionamento. O cuidado com a manutenção de nosso veículo que é o corpo traz a reflexão quanto a rotina de exercício, de sono, alimentação e o cuidado para uma longevidade saudável.
Mente: A mente constitui o elo entre a o corpo e o espírito. Duas dimensões sagradas que muitas vezes foram vistas de forma em separado. A mente ou intelecto pode ser considerada uma condição não espiritual. Passa pela dimensão de integrar cérebro e coração, integrando o pensar e o sentir, com as sensações, abrindo espaço para uma condição de transcendência. Quando integramos e saímos da condição egocêntrica e começamos a trabalhar em uma dimensão que entende o Eu e o Tu – para incorporar na sequência a condição do nós. Aqui não se nega o EGO, mas adentra uma condição de maior maturidade para a sua transcendência. É o caminho para chegar na dimensão da Alma.
Sombra: é termo que representa nosso inconsciente pessoa ou todo o material psicológico reprimido ou negado. Não necessariamente precisa ser negativa, mas sim algo rejeitado, não integrado. Negar este material não faz com que ele vá embora, pelo contrário ele retorna muitas vezes de maneira perturbadora, gerando dolorosos sintomas neuróticos, gerando medos e ansiedades, ou mesmo não se utilizando do potencial plenamente, adentrando a jogos de poder por não se assumir quem se é ou mesmo ficar em dinâmicas de aprovação ou provação que levam a um desgaste de energia onde a vida parece um campo de batalhas constantes.
Alma: está vinculado diretamente com um fundamento do vir a ser. Quando assumimos quem somos de maneira integral. O que gera um contato com nosso propósito, com nossa essência. Esta dimensão implica em ter feito um processo de individuação, quando superamos nossas crenças individuais e fizemos a passagem para a integração do pensar, sentir e agir. Esta coerência interna abre espaço para a dimensão de nos conectarmos com a nossa alma de maneira profunda, o que gera serenidade e segurança, um estado de paz de espirito, por encontrar o sentido na vida.