O que é Consciência?
A consciência é o estado de percepção do que está acontecendo dentro de nós e ao nosso redor. É a capacidade de perceber, compreender e interpretar o mundo que nos cerca, bem como nossa própria existência e experiências. A consciência envolve aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais e permite que possamos tomar decisões conscientes, aprender com experiências passadas e transformar-nos ao longo do tempo. É considerada uma das maiores características distintivas dos seres humanos.
O Desenvolvimento baseado em Níveis de Consciência
Richard Barrett lançou em 2015 uma abordagem de Coaching baseada em valores, buscando libertar o potencial humano., onde adentra a visão transpessoal, por trazer duas dimensões humanas, o Ego e a Alma.
O Ego
O ego é o aspecto da nossa personalidade que está associado ao corpo físico. Ele acredita que vive num mundo exclusivamente material, e tem uma quantidade limitada de tempo para alcançar os seus objetivos.
O ego acredita na escassez, considera a vida um jogo sem finalidade, e é impulsionado pela necessidade de sobreviver. Ele está enredado numa experiência diária no plano físico, e está totalmente focado em satisfazer as necessidades de sobrevivência, relacionamento e autoestima.
A Alma
A alma é o aspecto da personalidade que está associada à dimensão energética (ou sutil) do corpo humano. A alma acredita em abundância e suficiência. Ela se sente confortável com a incerteza e se sente expandida com a mudança.
existem duas dimensões da personalidade tentando satisfazer suas necessidades: o ego e a alma. Quando o centro de gravidade da nossa consciência está na dimensão do ego, nós focamos em suas necessidades. Três tipos de necessidades estão no centro das motivações do ego: a necessidade de segurança física (sobrevivência), a necessidade de amor e pertencimento (relacionamentos) e a necessidade de respeito e reconhecimento (autoestima).
Quando essas necessidades são satisfeitas, não sentimos uma satisfação duradoura, mas ficamos ansiosos (estresse causado por medos de baixa intensidade) se eles não são satisfeitos. Abraham Maslow chamou essas necessidades de básicas ou de deficiência. Elas são essenciais para manter a estabilidade interna do ego.
Quando o centro de gravidade da nossa consciência está na dimensão da alma, nós focamos na satisfação das suas necessidades. Três tipos de necessidades estão no centro da motivação da alma: a necessidade de encontrar significado ou propósito em nossa existência (coesão interna), a necessidade de realizar esse significado ou propósito (fazer a diferença) e a necessidade de servir plenamente o seu propósito (servir).
Quando essas necessidades são satisfeitas, elas não desaparecem. Elas produzem níveis cada vez mais profundos de motivação e comprometimento. Abraham Maslow as chamou de necessidades de crescimento. Elas são fundamentais para manter a estabilidade interna da alma. Nós buscamos satisfazer essas necessidades durante o processo de auto realização.
O processo pelo qual nós mudamos o centro de gravidade de nossa consciência, partindo da satisfação das necessidades do ego e indo em direção à satisfação das necessidades da alma, é chamado de transformação.